ITEM | DESCRIÇÃO |
1 | MARCA / MODELO DO PNEU |
2 | STEEL BELTED RADIAL - Tipo de construção do pneu (Radial com Cintas de Aço) |
3 | Medidas do Pneu:
33 = Diâmetro externo em polegadas (x 2,54) 11.50 = Largura do pneu em polegadas (x 2,54)
R = Radial
15 = Diâmetro da Roda (aro) em polegadas (x 2,54)
6PR = 6 lonas
108 = Indicador de carga máxima para o pneu (ver tabela abaixo)
Q = Indicador da velocidade máxima para o pneu (ver tabela abaixo) |
4 | Certificação E4 (Comunidade Econômica Européia) |
5 | TUBELESS - Indica que o pneu é sem câmara |
6 | Número de série de fabricação |
7 | Nome fantasia do pneu |
8 | Certificação DOT (Departamento de Transportes dos EUA) |
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Aviso de Segurança:
SAFETY WARNING - Serious injury may result from:
- Tire failure due underinflation / overloading - -
Follow owner's manual or tire placard in vehicle
- Explosion of tire / rim assembly due improper mouting
Only specially trained person should mount tires. | Tradução
AVISO DE SEGURANÇA - Serios danos podem ocorrer de:
- Falha do pneu devido a baixa pressão / excesso de carga.
Siga o manual do proprietário ou verifique as plaquetas no veículo.
- Explosão do pneu ou encaixe da roda devido a montagem inadequada.
Somente pessoas especialmente treinadas devem montar os pneus. |
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10 | Certificação INMETRO |
11 | MT 754 - Código do modelo do pneu |
12 | Origem da fabricação do pneu |
13 | Indicação nominal da carga máxima em Kg e Libras e pressão máxima em Kpa e PSI |
14 | Descrição da construção da carcaça e paredes laterais (quantidade e tipos das lonas) |
PRINCIPAIS MEDIDAS A SEREM OBSERVADAS NOS PNEUS |
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EXEMPLO 1 - Identificação pelo Código do Pneu (volta)
LT245/75R16 108/104N
CÓDIGO | DESCRIÇÃO |
LT Light Truck | Utilitário, Pick Up |
245 | Largura Nominal do Pneu em Milímetros |
75 | Relação entre a Largura e a Altura nominal do Pneu - Também conhecida como SÉRIE ou PERFIL (se não houver indicação, a série é 82) |
R | Indica que o pneu é de construção RADIAL. A ausência do R indica que o pneu é de construção DIAGONAL |
16 | Indica, em polegadas, o diâmentro interno do Pneus (ARO) |
108/104 | Indica o peso que o pneu pode suportar (ver tabela) |
N | Indica a velocidade máxima que o pneu pode atingir com segurança |
EXEMPLO 2 - Identificação pelo Código do Pneu
33 X 11,50 X 16 LT 6PR
CÓDIGO | DESCRIÇÃO |
33 | Diâmetro do pneu em polegadas (x2,54) |
11,50 | Largura Nominal do Pneu em Polegadas (x2,54) |
16 | Diâmetro do ARO em polegadas |
LT | Ligth Truck (utilitários, pick up's) |
6PR | Número de lonas (ply rating) |
OUTROS CÓDIGOS ENCONTRADOS NOS PNEUS
CÓDIGO | DESCRIÇÃO |
TL | Pneu sem câmara (Tubeless) |
TT | Pneu com câmara (Tube Type) |
REINFORCED | Indica pneu com reforço estrutural |
ROTATION | Indica a posição correta de rodagem (vem junto com uma seta indicando sentido) |
TABELA DE ÍNDICE DE VELOCIDADE MÁXIMA |
CÓDIGO | DESCRIÇÃO |
| CÓDIGO | DESCRIÇÃO |
| CÓDIGO | DESCRIÇÃO |
F | 80 km/h |
| N | 140 km/h |
| H | 210 km/h |
G | 90 km/h |
| Q | 160 km/h |
| V | 240 km/h |
J | 100 km/h |
| R | 170 km/h |
| W | 270 km/h |
K | 110 km/h |
| S | 180 km/h |
| Y | 300 km/h |
L | 120 km/h |
| T | 190 km/h |
| ZR | acima de 240 km/h |
M | 130 km/h |
| U | 200 km/h |
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TABELA DE CARGA MÁXIMA ADMITIDA POR PNEU
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ÍNDICE DE CARGA | Kg/PNEU |
| ÍNDICE DE CARGA | Kg/PNEU |
| ÍNDICE DE CARGA | Kg/PNEU |
80 | 450 |
| 96 | 710 |
| 111 | 1090 |
81 | 462 |
| 97 | 730 |
| 112 | 1120 |
82 | 475 |
| 98 | 750 |
| 113 | 1150 |
83 | 487 |
| 99 | 775 |
| 114 | 1180 |
84 | 500 |
| 100 | 800 |
| 115 | 1215 |
85 | 515 |
| 101 | 825 |
| 116 | 1250 |
86 | 530 |
| 102 | 850 |
| 117 | 1285 |
87 | 545 |
| 103 | 875 |
| 118 | 1320 |
88 | 560 |
| 104 | 900 |
| 119 | 1360 |
89 | 580 |
| 105 | 925 |
| 120 | 1400 |
90 | 600 |
| 106 | 950 |
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91 | 615 |
| 107 | 975 |
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92 | 630 |
| 108 | 1000 |
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94 | 670 |
| 109 | 1030 |
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95 | 690 |
| 110 | 1060 |
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Cada tipo de pneu tem uma aplicação e características específicas. A escolha correta implica no desempenho e durabilidade do pneu assim como na segurança dos passageiros do veículo:
PNEUS DE ALTA PERFORMANCE:
Pneus que proporcionam grande aderência e estabilidade e suportam altas velocidades. São pneus de grande diâmetro e largura, perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, 18 19 ou 20 polegadas e construção radial. Oferecem pouco corforto.
PNEUS CONVENCIONAIS:
São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos. Possuem diâmetro normal, perfil série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e de construção radial. Oferecem conforto, são silenciosos e têm grande durabilidade.
PNEUS ON / OFF ROAD (USO MISTO):
São pneus destinados à veículos utilitários, pick up's e camionetes. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são de construção radial. Oferecem conforto relativo e dependendo do desenho da banda de rodagem, podem produzir ruído na rodagem.
PNEUS OFF ROAD:
São pneus que devem ser utilizados somente em estradas de terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente usados em competições OFF ROAD ou utilizados em serviços nas fazendas. Sua utilização em estradas de asfalto comprometem a segurança pois seu índice de velocidade é baixo e diminuem também a durabilidade do pneu além de produzir altas vibrações e ruído devido ao desenho da banda de rodagem.
DESENHO DA BANDA DE RODAGEM |
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ON / OFF ROAD RADIAL (USO MISTO) | 100% OFF ROAD DIAGONAL |
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CONVENCIONAL RADIAL | ALTA PERFORMANCE RADIAL |
NERVURA CENTRAL:
Mantém um contato "circunferencial" do pneu com o piso (Manobrabilidade, aderência) |
BLOCOS:
Também chamados de biscoito, proporcionam tração e frenagem
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SULCOS:
São responsáveis pela drenagem (expulsão) da água e lama |
DRENOS:
São sulcos auxiliares que levam a água para fora da área de contato do pneu com o solo, aumentando a aderência em piso molhado |
COVAS:
Pequenas ranhuras que auxiliam na dispersão do calor do pneu |
- RELAÇÃO ENTRE ÁREAS CHEIAS (BLOCOS) E VAZIAS (SULCOS):
-Pneu com proporção de áreas vazias (sulcos) maior: melhor desempenho em terrenos molhados ou com lama ou areia.
-Pneu com proporção de áreas cheias (blocos) maior: melhor desempenho e aderência em piso de asfalto seco.
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A principal diferença entre um pneu diagonal e um radial está em sua carcaça: o pneu diagonal (convencional) possui uma carcaça constituída de lonas têxteis cruzadas umas em relação às outras; a carcaça do pneu radial, por sua vez, constitui-se de uma ou mais lonas com cordonéis em paralelo e no sentido radial. As cintas de aço sob a banda de rodagem possibilitam a estabilidade dessa estrutura.
O pneu radial tem por vantagens: maior durabilidade; melhor aderência; maior eficiência nas freadas e acelerações e economia de combustível.
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SEGURANÇA
Os pneus são a única parte do carro que tem o contato direto com o piso. Os pneus afetam diretamente a estabilidade, o conforto, a frenagem e a segurança do seu veículo. Para um desempenho melhor e seguro, os pneus devem estar com a pressão indicada pelo fabricante, profundidade dos sulcos adequada e o alinhamento e balanceamento das rodas corretos.
Verificar os pneus regularmente é uma etapa importante para garantir sua segurança . O ideal é fazer uma inspeção semanal nos pneus. Se você utiliza estrada com piso ruim ou dirige longas distânciass regularmente, então você deve inspecionar seus pneus com mais frequencia. Inspecione sempre seus pneus antes de uma viagem. Será mais fácil encontrar um problema pequeno, tal como um prego em seu pneu, e repará-lo antes de que ele se transforme num problema mais caro e mais complicado.
Assegure-se de que somente pessoal de serviço corretamente treinado e equipado execute alguma manutenção no pneu de seu veículo (consertos, trocas, rodízios, alinhamento e balanceamento).
SINAIS DE DESGASTE NOS PNEUS
A falta de manutenção nos pneus pode levar ao desgaste prematuro e também à problemas mais sérios como um estouro. Outros fatôres podem também afetar o desgaste do pneu. Peças gastas da suspensão e a falta de alinhamento do veículo tem um papel direto no desempenho do pneu.
Saiba reconhecer os principais sintomas de problemas com os pneus através da análise do desgaste dos mesmos:
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PRESSÃO ALTA:
Desgaste no centro do pneu. Pressão maior do a recomendada faz com que somente a seção central do pneu toque no piso.
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PRESSÃO BAIXA:
Desgaste em ambas as bordas do pneu Pressão menosr do que a indicada faz com que os lados do pneu cedam e a parte central da banda de rodagem perde contato com o piso
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Desgaste em uma borda do pneu:
As rodas podem estar desalinhadas
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Desgaste irregular:
Pode significar que as rodas estão desbalanceadas, ou que os amortecedores necessitam de substituição.
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SINAIS DE PROBLEMAS AO DIRIGIR: |
RUÍDO INCOMUM, VIBRAÇÃO OU BATIDA:
Pode indicar uma cinta radial separada, roda desbalanceada ou pneu mal montado
VOLANTE PUXA PARA UM LADO:
Pode indicar diferença de pressão entre os pneus, cinta radial separada ou desalinhamento das rodas. |
INSPEÇÃO NA BANDA DE RODAGEM |
Quando você verificar a pressão de ar em cada pneu, inspecione visualmente a BANDA DE RODAGEM e as PAREDES LATERIAS do pneu para verificar o desgaste e detritos que podem ter penetrado no pneu.
Os pneus dependem das boas condições da BANDA DE RODAGEM para manter a tração e para drenar a água em pisos molhados. A profundidade do sulco deve ser verificada para ver se há desgaste excessivo ou desigual. Faça a medida da profundidade com uma régua pequena. Faça a verificação das medidas em duas posições da banda de rodagem: na borda e no centro. As leituras desiguais indicam pressão imprópria do pneu ou a necessidade de alinhamento das rodas. Quando o sulco atingir 1,6mm de profundidade é hora de substituir por pneus novos |
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VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DOS PNEUS |
Verifique a pressão dos pneus uma vez por semana. Você pode fazê-lo nos postos de gasolina mas, o ideal é que você faça a medição antes de rodar com o veículo enquanto os pneus estiverem FRIOS. A pressão recomendada pelo fabricante é para pneus FRIOS.
Medir a pressão com os pneus quentes pode resultar em diferenças de até 5 PSI.
Veja a pressão de ar recomendada pelo fabricante do veículo na coluna da porta do motorista, dentro do porta luvas ou manual do fabricante do pneu e obedeça sempre a pressão máxima indicada nos pneus. Acrescente de 2 a 4 PSI quando for trafegar com o veículo carregado.
Em condições normais, um pneu pode perder até 1 libra de pressão por mês. Mais do que isso pode indicar algum problema como furo ou vazamento de ar. |
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MANUTENÇÃO DE PNEUS |
Há procedimentos de manutenção de pneus que somente profissionais treinados devem fazer, porque eles têm as ferramentas e o conhecimento apropriados. Entretanto, compreender estes procedimentos podem ajudá-lo na hora de contratar serviços especializados de manutenção. |
Rodizio dos Pneus
Os pneus dianteiros e traseiros dos veículos trabalham com cargas, esterçamento e frenagens diferentes ocasionando desgastes desiguais. Para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus, é essencial fazer o rodízio dos pneus do seu veículo conforme recomendação do fabricante quanto a quilometragem e disposição dos pneus no rodízio. |
Balanceamento das Rodas
Rodas corretamente balanceadas ajudam a minimizar o desgaste desigual e estender a vida útil dos pneus. Quando as rodas são balanceadas, normalmente a cada 10.000 km, pesos são colocados nas rodas para deixar seu peso uniforme. Os pneus e as rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus e após a colocação de pneus novos. |
Alinhamento das Rodas
Cada veículo tem uma especificação apropriada para alinhamento das rodas. Se o alinhamento das rodas não estiver dentro desta especificação, os pneus desgastam desigualmente, tornando-os inseguros e causando um consumo de combustível maior. Você deve verificar o alinhamento da roda de acordo com a recomendação do fabricante. Um veículo está com as rodas desalinhadas quando ao dirigir em linha reta, o veículo "puxa" para um dos lados. |
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Texto extraído de Brazil Tires |
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